Anuncios

Visit Namina Blog

Agente de Balbinos ganha concurso literário


Uma poesia criativa e critica escrita pelo agente penitenciário Lorival Trombini da PI de Balbinos, foi a vencedora do concurso literário “Qual a Expectativa da Sociedade em Relação ao Meu Trabalho nesta Unidade”, promovido em parceria com o SINDCOP. A premiação foi realizada no dia 1° de abril em São Paulo. Trombini ganhou um notebook.
O agente conseguiu em poucos versos expressar a rotina cotidiana do ambiente de trabalho, descrevendo as questões sociais e jurídicas e o desencanto com os resultados de sua função. O texto também demonstra a preocupação em preservar sua integridade moral, a fé no ser humano e o amor a família.
Leia o texto premiado


Chove, chove, chove

Chove,
O sol brilha forte
Evapora-se a água
Condensa, novamente chove

Prende,
Do Juiz a punição
Cumpre-se a pena
Liberdade, novo delito, prende

Chove, chove, chove
Intensamente o sol brilha
A água evapora-se pelo calor
Condensa
E novamente, chove, chove, chove ...

Prende, prende, prende,
É julgado o delito, reincidente
Cumpre-se mais pena
Liberdade novamente,
Novo delito, prende, prende, prende ...

A sociedade assimilou que depois da tempestade vem o sol,
Depois do delito vem à cadeia,
Depois do sol a chuva,
Depois da pena a liberdade
Após a liberdade...

E a expectativa é que eu, no meio desta torrente não me afogue no erro, não ceda a pressão da corrupção, não me entregue ao ceticismo, não abandone a fé, que eu não me manche nos vícios, porque a expectativa de vitória no meu serviço é aguardada não só pela sociedade, mas é esperada principalmente pela minha família, que eu saia para trabalhar e que no final do dia eu volte pra casa, com toda honestidade, honra e ternura com que eu os deixei.

Chove, prende, chove ...

Nenhum comentário:

Obrigado por participar.

Tecnologia do Blogger.