Anuncios

Visit Namina Blog

Iniciada no STF audiência pública sobre regime prisional


Segunda-feira, 27 de maio de 2013

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes abriu na manhã desta segunda-feira (27) a audiência pública sobre regime prisional. Segundo ele, a questão que parece “singela”, à primeira vista, na verdade é bastante complexa. “A execução penal no Brasil talvez seja uma das áreas em que a realidade mais se distancia da letra da lei”, afirmou.
O ministro informou que praticamente não existe no sistema penitenciário a possibilidade de cumprimento da pena nos regimes aberto e semiaberto, fato que leva cerca de 20 mil presos a cumprir a pena em condições mais graves do que as previstas em suas condenações. “Temos um grave problema no que diz respeito ao funcionamento do sistema prisional e certamente teremos oportunidade de examinar isso ao longo da audiência pública.”
De acordo com ele, o país convive com um sistema penitenciário “à beira do colapso”, em que, conforme constatado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio dos mutirões carcerários, “mais de 500 mil presos estão amontoados em prisões superlotadas e em precárias condições”. “Além dessas mazelas que todos conhecemos, há ainda o grave fato de que a progressão de regime no cumprimento da pena quase que existe apenas no aspecto formal.”

Para Gilmar Mendes, “é chegada a hora de interpretar-se o dispositivo constitucional que atribui a competência à União para assegurar a defesa nacional como uma intimação constitucional a sua maior atuação no combate à criminalidade organizada que ameaça o Estado brasileiro e toda a sociedade. É preciso que a União assuma de uma vez por todas o seu papel de liderança e isso envolve não só a Administração Pública federal, mas também outros órgãos, inclusive aqueles que integram o Poder Judiciário, como o CNJ.”

A subprocuradora da República Raquel Dodge afirmou que “a falta de vagas no sistema prisional é um problema crônico e crescente” que leva ao “cumprimento de pena em condições cruéis e ofensivas à condição humana”. Ela defendeu uma solução normativa, de forma a obrigar os Estados e a União a investir na área prisional em prazo determinado. “Há verbas para desfazer a crônica situação de crueldade de nosso sistema prisional.”
A audiência pública ocorrerá durante todo o dia de hoje e a manhã de terça-feira (28). Nela, 33 especialistas na área, entre juízes, promotores, defensores públicos, advogados, secretários de Segurança Pública, representantes do Ministério da Justiça, da OAB e do CNJ debaterão se a falta de vagas para o cumprimento de penas em regime semiaberto permite que o condenado cumpra pena em regime aberto.
Os debates vão subsidiar o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 641320, no qual o Ministério Público do Rio Grande do Sul questiona decisão do Tribunal de Justiça do Estado que concedeu prisão domiciliar a um condenado porque não havia vaga em estabelecimento para que cumprisse pena em regime semiaberto, no qual o preso passa o dia fora, estudando ou trabalhando, e é recolhido para o pernoite.
O MP-RS considera que a decisão ofende o princípio da individualização da pena, na medida em que “padroniza as penas e iguala os desiguais”. O MP alega que o regime aberto foi decretado de “forma genérica e abstrata”, sem a análise das particularidades do caso. O RE tem repercussão geral reconhecida, o que significa que a decisão que os ministros do STF tomarem no processo será aplicada a todos os recursos semelhantes.
A audiência acontece na Sala de Sessões da Segunda Turma do STF, localizada no 4º andar do Anexo II do STF, e está sendo transmitida pela TV Justiça e pela Rádio Justiça. Hoje, as palestras ocorrerão em dois períodos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com a participação de 25 expositores. No dia 28, a audiência será realizada das 9h às 12h, com apresentações de outros oito participantes. Cada instituição inscrita tem 15 minutos para sua apresentação.
RR/EH
Veja a lista de palestrantes da manhã desta segunda-feira:
Nilton Leonel Arnecke Maria
Defensor Público-Geral
Defensoria Pública Geral do Estado do Rio Grande do Sul
Haman Tabosa de Moraes e Córdova
Defensor Público-Geral Federal
Defensoria Pública da União
Aline Lima de Paula Miranda
Defensora Pública
Defensoria Pública do Estado do Ceará
Humberto Carlos Nunes
Defensor Público
Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
André Renato Robelo Rossignolo
Defensor Público de Entrância Especial
Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso
José Adaumir Arruda da Silva
Defensor Público-Geral
Defensoria Pública do Estado do Pará
Arthur Corrêa da Silva Neto
Defensor Público-Geral
Defensoria Pública do Estado do Pará
Daniela Sollberger Cembranelli
Defensora Pública-Geral
Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Massimiliano Antônio Russo
Advogado
Pastoral Carcerária - CNBB
Marcos Fuchs
Advogado
Conectas Direitos Humanos
Sidinei José Brzuska
Juiz de Direito
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
José de Ribamar Fróz Sobrinho
Desembargador
Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão






<< Voltar

Nenhum comentário:

Obrigado por participar.

Tecnologia do Blogger.