Anuncios

Visit Namina Blog

Caxumba no CDP: sindicato aponta isolamento de 250 presos

Thiago Navarro

O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (Sindcop) denuncia a ocorrência de um surto de caxumba no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru. A informação é do presidente da entidade em Bauru, Gilson Pimentel Barreto. “Todo o pavilhão onde foram registrados os casos está isolado. São cerca de 250 detentos isolados. E a gente teme pela saúde também dos funcionários”, afirma.

Ele cita ainda que o CDP tem capacidade para 844 detentos, mas que abriga atualmente quase o dobro: 1.533. “Com a superlotação, a situação se complica mais ainda, é uma condição que não é digna”, relata.

Barreto lembra que o Sindcop enviou ofício relatando o problema à Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e à Coordenadoria da Região Noroeste da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo.

O JC teve acesso ao documento, relatando três casos de caxumba, no Pavilhão 5 do CDP, que está isolado. Os detentos que ficaram doentes foram internados na enfermaria da própria unidade. No ofício, o Sindcop pede materiais de higiene, como luvas, máscaras e álcool gel, para evitar a propagação da caxumba, e o reconhecimento de licença compulsória caso algum servidor apresente sintomas da doença, sendo afastado sem perder seus benefícios.

A assessoria de comunicação da SAP foi acionada, porém, não se posicionou sobre o caso até o final dessa terça-feira (20).

Nenhum comentário:

Obrigado por participar.

Tecnologia do Blogger.