Anuncios

Visit Namina Blog

Filiados podem entrar com ações individuais para reaver os 5% de contribuição previdenciária. SINDCOP já entrou com ação coletiva

Filiados que tiverem interesse em propor ações individuais para reaver os 5% de contribuição previdenciária cobrados a mais pelo governo desde 2003, devem procurar o SINDCOP.
Para entrar com a ação é preciso apresentar de RG, CPF, comprovante de endereço, holerites de outubro/2003, holerite atual e assinar procuração judicial.
Para os servidores que à época já estavam aposentados é preciso apresentar holerite de maio/2004.
O SINDCOP já tem em andamento uma ação coletiva que tramita no STF. Entretanto, nada impede a propositura de ações individuais.
A cobrança de 5% a mais da contribuição previdenciária passou a ocorrer em 2003, depois da publicação da (LC) Lei Complementar 943/2003, que majorou a contribuição previdenciária.
Porém, o governo estadual só descontou o percentual do servidor. Não houve contrapartida do Estado e nem informações sobre quem administraria o dinheiro que deveria ser destinado a um fundo para a aposentadoria.
A publicação da LC antecede a Emenda Constitucional 41/03, que alterou a legislação da previdência social.
A LC não fez qualquer previsão especifica quanto a contrapartida do Poder Publico Estadual ou quanto ao fundo que administraria o recurso, o que veio a ser corrigido apenas em 2007, com a edição da Lei Complementar 1.010/2007.
Dessa forma, no período de junho de 2 003 a junho de 2007, foram recolhidas de forma indevida as contribuições previdenciárias no importe de 5% (cinco por cento) ao mês, que poderão ser objeto de ação judicial para devolução.
Como está a ação do SINDCOP
A ação do SINDCOP foi protocolizada no STF no dia 21 de agosto de 2007. No dia 24 de maio de 2010, o STF determinou a substituição do relator pelo Ministro Gilmar Mendes.

Nenhum comentário:

Obrigado por participar.

Tecnologia do Blogger.